Então, "eco", vem da ninfa chamada "Eco". Ela queria ser sempre a ninfa que falasse por ultimo nas reuniões, pois a mesma era veneradora de Ártemis - uma deusa da floresta -.
Eco queria ser importante nas reuniões e gostava muito de falar.
"Hera" é deusa esposa de Zeus. Representa a deusa do casamento e da inveja também.
Zeus era tipo o deus mais "pegador" de todos. Tudo de deus e semideus que você pode imaginar é normalmente vindo dele.
Num belo dia (ou não...), Zeus estava "paquerando" algumas das ninfas que se encontrava no bosque e Hera (esposa de Zeus) foi atrás delas.
Eco, começou a entreter Hera, para que a mesma não descobrisse do ocorrido. Eco falava muito para ganhar tempo para que as ninfas tivessem tempo de fugir. Quando Hera percebeu a intenção da ninfa, amaldiçoou-a.
E assim, o castigo era que Eco jamais poderia começar uma conversa, apenas responder.
Obs.:Quando entramos em lugares vazios, ocos e normalmente espaçosos, ao gritarmos, o nosso eco vem primeiro ou por ultimo?
Eco um dia apaixonou-se por Narciso...
Narciso era um jovem mortal, muito belo. Então, Eco queria conversar com ele, mas nunca conseguia, pois ela só poderia responder e nunca começar uma conversa.
Na tentativa de chamar a atenção, Narciso perguntou:
-Têm alguém aí?
E Eco respondeu:
-Aí!
-Quem é você?
-Você? - disse Eco.
-Apareça!
-Apareça!
Narciso então foi embora e Eco ficou frustada.
Um dia... uma outra ninfa se apaixonou por Narciso e ele a recusou.
Essa mesma ninfa, com raiva, pediu a deusa da vingança para que um dia, quando Narciso encontrasse seu amor, Ele o rejeitasse, assim como ele a rejeitou.
Nêmesis (a deusa da vingança) ouviu a prece da ninfa e assim fez.
Narciso em suas aventuras nos bosques, foi beber um pouco d'água de um lago e Eco o observava atrás de uma árvore. Então, Narciso viu seu próprio reflexo na água e ficou encantado pela criatura tão bela que estava vendo. Tentou toca-la. Mas a imagem se distorcia na água quando ele se aproximava. E em uma das várias tentativas de beija-lo, abraça-lo e toca-lo (seu próprio reflexo), ele ficou frustado e disse:
-Oh criatura, por que não queres que eu me aproxime de ti? Tudo que eu faço tu fazes também! Quando aceno, tu acenas. Quando me movo, tu te moves.
Como Narciso percebeu que jamais poderia tocar aquela criatura, decidiu então, ficar ali olhando para sempre.
E assim foi feito. Narciso ficou tanto tempo lá que morreu. E dizem que em seu lugar nasceu uma flor. Uma flor bela, que até hoje recebe o nome de Narciso. =)
E Eco, fugiu, e passou a viver nas florestas escuras da Grécia.
E Eco, fugiu, e passou a viver nas florestas escuras da Grécia.
Maria Carla Ferreira (MCF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário